Compota de Manga e Banana




Outro dia mexendo em algumas coisas aqui em casa encontrei uma caixa pequena com caderninhos, cadernetas e várias folhas soltas com receitas antigas, escritas a mão. Eram da avó dos meus meninos, a dona Catharina. Meu marido conta que ela era um desastre na cozinha mas adorava receitas (isso é ele quem diz, eu juro!).


   Cadernetas com receitas da vovó Catharina


Encontrei muitas receitas interessantes e essa que vou passar, eu gostei  principalmente pelo fato de ser muito simples e natural. Fiz aqui, ficou ótima e vcs não fazem ideia do aroma maravilhoso que ficou pela casa!

E olha como são as coisas, o primeiro pensamento que me ocorreu foi de uma papinha e eu lamentei por não ter essa receita muito antes, quando meus filhos eram pequenos. Tão básica, tão fácil.

Mas a primeira providência antes de postar foi consultar nossa nutricionista e ela recomendou como melhor opção servir como uma compota natural para ser passada no pão ou em uma panquequinha no lanche,  para crianças a partir de um ano de idade.
"O cozimento reduz o teor das fibras e acentua o sabor doce. Para o bebê que está iniciando a alimentação complementar aos 6 meses o ideal é dar frutas ao natural, separadamente e bem amassadinhas, aí sim como papinha".

Essa receita rende uma porção pequena, ideal para o lanchinho do filhinho e da família.

Na geladeira esta preparação dura 24 horas e no freezer, até 10 meses.
O descongelamento não deve ser feito em temperatura ambiente, e sim em refrigeração (e não deve ser recongelado).


Vamos à receita!

Compota de Banana e Manga
Indicado a partir de 1 ano
Servir junto com um pãozinho, no lanche.

1 manga
1 banana prata
água




1. Corte em cubinhos a manga e em rodelas a banana




2. Aproveite o suco da manga dando uns apertões no caroço.





3. Na panela coloque as frutas cortadas e as cubra com água até a metade (das frutas).




4.  Deixe cozinhando em fogo médio por no máximo 10 minutos




5. Fique de olho, não pode secar. Vai ficar um pouco de caldinho.

  


6.  Espere esfriar um pouco e bata tudo no mixer ou no liquidificador e.....hummmmm... tá pronta a compota!




Informações: Flora Vieira / Nutricionista Materno Infantil
Marmita Baby no Facebook - http://fb.com/projetomarmitababy