Ter legumes cortadinhos e congelados é sempre uma boa carta na manga.
Muitas vezes, quando o tempo fica apertado, recorremos a produtos industrializados e a alimentos nem tão saudáveis como gostaríamos.
Essa praticidade de ter no congelador um alimento que você mesma preparou com cuidado e carinho tem outro sabor e agiliza muitos preparos. E melhor ainda é saber que a perda de nutrientes no congelamento não chega a ser significativa.
O primeiro passo é uma boa higienização, pois o aproveitamento vai ser total... das cascas e talos dá para fazer uma nutritiva sopa (postagem em breve).
Em água corrente use uma escovinha pra limpar bem os legumes.
Depois coloque todos de molho numa solução de água e hipoclorito de sódio ( vc encontra em supermercados). Mas você pode fazer essa solução facilmente em casa:
- Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária.
Deixe os legumes nesta solução entre10 a 15 minutos e depois enxague em água corrente.
Minha seleta de legumes congelados tem cenoura, chuchu, beterraba, brócolis, milho e vagem.
1 - Descasque os legumes e guarde as cascas e talos, elas podem ser usadas para fazer uma ótima sopa! (se vc não for fazer no mesmo dia, pode guardar num saquinho e congelar tbém).
A vagem eu deixo para cortar depois do pré-cozimento.
3 - Em água já fervente coloque todos os legumes, menos a beterraba. Cozinhe por 2 minutos
A beterrava eu faço todo o processo separadamente para não deixar os outros legumes manchados de roxo! Pode usar a mesma água para fazer o pré-cozimento de 2 minutos (pois rende um bom caldo de legumes) e depois também faça o branqueamento da beterraba em água gelada (item 4)
4 - Retire os legumes da panela e mergulhe eles em um recepiente com água gelada (com gelo). Esse "choque térmico" chama-se branqueamento e serve para parar o cozimento e manter os alimentos com as cores bem vivas.
5 - Tire os legumes da água gelada e coloque-os em um escorredor.
5 - Agora sim corte a vagem em pedacinhos e deixe em floretes o brócolis.
6 - Espalhe os legumes em uma bandeja e leve ao congelador.
Faça o mesmo separadamente com a beterraba.
7 - Quando estiverem congelados, aí sim você pode misturar todos os outros legumes com a beterraba. Tranfira tudo para saquinhos de congelamento e leve novamente ao congelador que tá pronto!!!
Depois você usa somente a quantidade que necessitar.
Pode usar essa seleta para o preparo de diversos pratos... em recheios de panquecas junto com carne moída ou numa gostosa sopa (receita em breve - e aí utilizando as cascas e talos)
Você pode usá-lo também para preparar o super prático, nutritivo e delicioso OMELETE DE LEGUMES que já postamos aqui no Marmita a receita.
Informações:
Flora Vieira
Nutricionista Materno Infantil Colaboradora do Marmita Baby
Joca Mesquita
Chef Colaborador do Marmita Baby