Legumes Congelados


Ter legumes cortadinhos e congelados é sempre uma boa carta na manga.
Muitas vezes, quando o tempo fica apertado,  recorremos a produtos industrializados e a alimentos nem tão saudáveis como gostaríamos.
Essa praticidade de ter no congelador um alimento que você mesma preparou com cuidado e carinho tem outro sabor e agiliza muitos preparos. E melhor ainda é saber que a perda de nutrientes no congelamento não chega a ser significativa.



O primeiro passo é uma boa higienização, pois o aproveitamento vai ser total... das cascas e talos dá para fazer uma nutritiva sopa (postagem em breve).

Em água corrente use uma escovinha pra limpar bem os legumes.



Depois coloque todos de molho numa solução de água e hipoclorito de sódio ( vc encontra em supermercados).  Mas você pode fazer essa solução facilmente em casa:

- Misture 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária.
Deixe os legumes nesta solução entre10 a 15 minutos e depois enxague em água corrente.




Minha seleta de legumes congelados tem cenoura, chuchu, beterraba, brócolis, milho e vagem.


1 - Descasque os legumes e guarde as cascas e talos, elas podem ser usadas para fazer uma ótima sopa! (se vc não for fazer no mesmo dia, pode guardar num saquinho e congelar tbém).






2 - Corte em cubinhos a cenoura, o chuchu e a beterraba. O brócolis corte somente os talos. 
      A vagem eu deixo para cortar depois do pré-cozimento.










3 - Em água já fervente coloque todos os legumes, menos a beterraba. Cozinhe por 2 minutos
    
     A beterrava eu faço todo o processo separadamente para não deixar os outros legumes manchados de roxo! Pode usar a mesma água para fazer o pré-cozimento de 2 minutos (pois rende um bom caldo de legumes) e depois  também faça o branqueamento da beterraba em água gelada (item 4)





4 - Retire os legumes da panela e mergulhe eles em um recepiente com água gelada (com gelo). Esse "choque térmico" chama-se branqueamento e serve para parar o cozimento e manter os alimentos com as cores bem vivas.




 5 - Tire os legumes da água gelada e coloque-os em um escorredor.




5 - Agora sim corte a vagem em pedacinhos e deixe em floretes o brócolis.







6 - Espalhe os legumes em uma bandeja e leve ao congelador.
     Faça o mesmo separadamente com a beterraba.






 7 -  Quando estiverem congelados, aí sim você pode misturar todos os outros legumes com a beterraba. Tranfira tudo para saquinhos de congelamento e leve novamente ao congelador que tá pronto!!!





Depois você usa somente a quantidade que necessitar.
Pode usar essa seleta para o preparo de diversos pratos... em recheios de panquecas junto com carne moída ou numa gostosa sopa (receita em breve - e aí utilizando as cascas e talos)

Você pode usá-lo também para preparar o super prático, nutritivo e delicioso OMELETE DE LEGUMES que já postamos aqui no Marmita a receita.


Informações:

Flora Vieira 
Nutricionista Materno Infantil Colaboradora do Marmita Baby

Joca Mesquita
Chef Colaborador do Marmita Baby