Enroladinho de Salsicha

Antes de qualquer cara feia para a salsicha, produto industrializado bla bla bla... esta receita não é uma sugestão para seguir como base da alimentação! Num ambiente familiar com cotidiano de bons hábitos alimentares, não há o porquê de eventualmente consumir um ou outro tipo de alimento. 
Ao menos na minha  família conduzimos assim. 



Meus filhos adoram esse enroladinho de salsicha.
É ótimo para um lanchinho da escola... esses das fotos que ilustram a postagem eu fiz para levar pra festinha de São João da escola do meu filho. Pra piquenique é ótimo também!

Essa receita eu aprendi em 2012 com um querido amigo nosso, o Lucas Lins que veio ao Rio nos visitar e preparou esses enroladinhos pra gente. E o legal é que eu encontrei num outro blog que tenho (esse fechado, só pra família) umas fotos desse dia!







Ingredientes

4 xícaras de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
1 pacote de fermento biológico
1 ovo
¹/4 de xícara de óleo
1 xícara de leite (morno)
2 pacotes de salsichas
1 gema (para pincelar)


PREPARO

1. Coloque num bol todos os ingredientes secos - a farinha, sal, açucar, fermento e misture com uma colher.

2. Adicione o ovo, o óleo.




3. Adicione o leite (morno) aos poucos e vá misturando (inicialmente eu uso uma colher pra misturar).

4. Quando tiver colocado todo o leite e a massa já estiver mais ou menos consistente, use as mãos para continuar misturando/amassando (ainda no bol).
O ponto é quando a massa não grudar nos dedos.

5. Polvilhe com farinha a bancada com farinha para a massa não grudar. Vá sovando (e polvilhando com um pouco de farinha) até a massa ficar homogênea e macia.




6. Corte a massa em 2 pedaços, coloque dentro do bol coberto com um pano, para descançar e crescer (vai dobrar de tamanho). Deixe por mais ou menos 1 hora .
O tempo depende "do tempo".... se for um dia quente é um pouquinho mais rápido, se for um dia frio demora um pouco mais.

7. Abra a massa com um rolo (deixe a massa fina) e corte em retângulos - use a metade de uma salsicha como referência para o tamanho (que dê pra enrolar a salsicha na massa como na imagem abaixo)








8. Coloque os enroladinhos numa forma untada e pincele com uma gema.




9. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos (quando eles ficarem douradinhos).

10. Retire do forno, espere esfriar um pouquinho e.... festa pra criançada!