Leite de Quinoa



Uma receita muito simples e com uma força incrível.
Suas propriedades nutricionais são muito próximas ao leite materno e por isso, quando a mãe, por algum motivo ou outro, esteja impossibilitada de amamentar ou não consiga dar de mama em todos os horários e nem deixar seu próprio leite para o bebê, o leite de quinoa é uma opção para ser oferecido.

Também é indicado para crianças com intolerância a lactose por não possuir compostos com características alergênicas, ele é hipoalergênico, não provoca alergias nem aos mais sensíveis.

O nutrientes são vários, proteina, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B...
- traduzindo para o que nos interessa em relação a saúde dos nossos filhinhos,  são nutrientes importantes para o desenvolvimento muscular, funcionamento intestinal, prevenção de anemia, saúde dos olhos, sistema imunológico, formação dos ossos e dentes...

Claro que a prioridade absoluta é alimentar o bebê com o leite da mãe até quando der, mesmo com a alimentação complementar em andamento. Crianças podem chegar a mamar até os 2 anos ou mais!
Também é óbvia a importância de procurar seu pediatra e/ou nutricionista caso esteja ocorrendo algum problema  com vc e seu filhinho em relação a amamentação.
A ideia não é substituir o leite materno, e sim ser uma opção em caso de necessidade ou ser também uma opção ao leite de origem animal.

RECEITA - LEITE DE QUINOA

quinoa em grãos (eu usei quinoa mista, vermelha e branca)
água filtrada

Coloque 2 colheres de sopa de grãos de quinoa junto com 1 copo de água e deixe ferver por 5 minutos.
Descarte essa água para desprezar substâncias antinutricionais.
Adicione 250ml de água junto aos mesmos grãos, leve ao fogo novamente e o ponto é quando a água levantar fervura. Espere esfriar um pouco. Bata tudo no liquidificador e depois coe.





DICA:  você pode usar um coador ou improvisar usando um tecido - não tenho ideia do tipo de tecido que uso, é muito parecido com um voal.
Funciona bem usar uma fralda - claro, que seja utilizada somente para esse fim, ahahaha.

O leite de quinoa pode ser usado também no preparo de vitaminas com frutas e mingaus.




Consultoria:
Flora Vieira 
Nutricionista Materno Infantil Colaboradora do Marmita Baby



PUBLICAÇÕES RELACIONADAS


Leite Materno
Papinha de Abacate