Quando oferecer água?

A água pode começar a ser oferecida somente a partir dos 6 meses, junto com o início da introdução dos primeiros alimentos, nos intervalos entre mamadas e papinhas.
Água de boa qualidade, filtrada e fervida.


Antes disso não há a menor necessidade de oferecer qualquer outra coisa para o bebê. Nem água, nem sucos, chás ou qualquer outro tipo de alimento líquido ou sólido.
O leite materno até os 6 meses supre todas as necessidades nutricionais para o bom desenvolvimento do seu filhinho, inclusive de proteção à doenças. Oferecer outro tipo de alimento durante esse período pode inclusive fragilizar o sistema imunológico do bebê.
 

Mesmo para as mamães que moram em regiões muito quentes, o Ministério da Saúde por exemplo afirma que não há necessidade de oferecer água para o bebê antes do período citado acima. O leite materno contém inclusive água.

Só pra complementar, - e isso já postei aqui no blog - o leite materno deve continuar sendo oferecido a livre demanda, se possível até os 2 anos de idade. E não é que ele fique fraco depois dos 6 meses. Não fica fraco não. O que muda são as necessidades nutricionais da criança em razão de seu desenvolvimento e por isso inicia-se a alimentação complementar. Ainda assim o leite materno continua firme e forte, contendo nutrientes importantíssimos.



PUBLICAÇÕES  RELACIONADAS

Leite Materno
Papinha de Abacate
Papinha de Abóbora