Papinha de Abóbbora



 
Preparando as postagens do Marmita me dou conta de quantos alimentos importantes acabaram ficando para trás na alimentação dos meus filhos. Eu bem que incluí a abóbora na primeira fase, estava presente nas papinhas e em sopas, mas foi só. Depois ficou de lado totalmente.

E aí entra aquela barreira que devemos mover todos os esforços para quebrar - a de não servir aos nossos filhos alimentos que nós mães não gostamos!

Só pra ilustrar, lembrei agora do primeiro vídeo que produzimos para o Marmita, isso em 2010, apresentado pela atriz Vanessa Giácomo, era um Risoto de Carne de Rã... muita gente torceu o nariz para o prato, mas os benefícios da carne com certeza foi o bom argumento para muita gente mudar de ideia depois. Então, sempre pensando no melhor para nossos filhos, é bom deixar de lado preconceitos.

Mas o assunto aqui é abobora... papinha de abóbora para as mamães prepararem para seus filhos logo no início da introdução da alimentação complementar.

A abóbora (ou moranga, ou jerimum) tem nutrientes que atuam de forma positiva no sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças e a favor da boa saúde dos olhos.




Para preparar a papinha, tire as sementes e coloque os pedaços pra cozinhar.
(o ideal é cozinhar os legumes no vapor).
 
 - Procure sempre iniciar o cozimento de legumes a partir da água em ebulição. Quanto menor o tempo do alimento com a água, menos nutrientes são perdidos.

- Corte os legumes sempre em tamanhos maiores. Pedaços muito pequenos expõem maior superfície do alimento com a água.





O ponto de cozimento é quando a abobora estiver bem macia. Espetando um garfo da pra saber.




Espere esfriar um pouco, amasse bem com o garfo e sirva.
Os minúsculos pedaços que ficam, estimulam a mastigação.

Para evitar o desperdício, se você não for preparar nenhum outro prato para sua família usando a abóbora, você pode congelar pequenas porções da papinha para servir outro dia. (veja aqui como congelar)





Informações:
Flora Vieira 
Nutricionista Materno Infantil Consultora do Marmita Baby